Intolerância à Lactose em pessoas com 50 anos ou +

copo-de-leite

O que é Intolerância à Lactose?1

Intolerância à Lactose é quando o organismo não consegue fazer a digestão parcial ou total do açúcar presente no leite de vaca e derivados, chamado de lactose. Ocorre se o corpo não produz quantidade suficiente de lactase (enzima responsável pela digestão da lactose).

fluxo-lactose

Causas da Intolerância à Lactose:1

  • Deficiência congênita – É genético. A criança nasce sem a capacidade de produzir a enzima lactase. Esta é o tipo mais raro;
  • Deficiência primária – Diminuição natural na produção da enzima lactase a partir da adolescência e até o fim da vida. Trata-se da forma mais comum em idosos;
  • Deficiência secundária – A produção de lactase é afetada por doenças intestinais, como: infecções, alergia alimentar, doença celíaca, supercrescimento bacteriano do intestino delgado, doença de Crohn ou enterite induzida por radioterapia e/ou quimioterapia. Em tais casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.

Intolerância à Lactose em pessoas com 50+ :1-3

Com o passar dos anos, é comum que o organismo passe a produzir menos a enzima lactase e, por isso, o aumento da Intolerância à Lactose pode ocorrer com o aumento da idade.
Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à Lactose, podendo ser leve, moderada ou grave. Ao confirmar o diagnóstico de Intolerância à Lactose, a pessoa deve fazer alterações na alimentação, reduzindo a lactose da dieta. Nos casos de Intolerância à Lactose primária (redução da enzima lactase), deve-se em geral evitar laticínios que contenham lactose pelo período de duas a quatro semanas (tempo necessário para diminuir os sintomas). Em seguida, deve- se reintroduzir de forma gradual os produtos de baixo teor de lactose até a dose limite de tolerância individual, que segundo estudos mais recentes, pode chegar a 12g de lactose sem apresentar sintomas (o que equivale a 1 xícara de leite por dia). O problema é quando esse limite é ultrapassado, gerando todos os sintomas desagradáveis mencionados. Assim, é importante escolher bem os alimentos com baixo teor ou sem lactose:

fluxo-lactose

Alimentos que as pessoas com 50+ devem evitar se apresentarem na Intolerância à Lactose:

  • Todos os tipos de leite: integral, de baixo teor de gordura, sem gordura, em creme, em pó, condensado, evaporado, de cabra, acidófilo e chocolate;
  • Manteiga, queijo cottage, sorvetes, molhos cremosos/com queijo, requeijão (cream cheese), queijos moles (brie, ricota), muçarela, chantilly e iogurte;
  • Pão de leite, biscoitos, batatas cremosas ou gratinadas;
  • Muffins, cookies, waffles, panquecas e misturas para bolo, chocolate ao leite, produtos de panificação e sobremesas que contenham os ingredientes listados acima.

Alimentos permitidos:

  • Leite sem lactose;
  • Extratos vegetais como “leite” de soja, aveia, arroz, entre outros.
  • Laticínios sem lactose, queijos duros (parmesão, pecorino, grana padano, fontina, taleggio, provolone, suíço) e gorgonzola;
  • Todas as frutas, vegetais, legumes, cereais, carne, peixes, ovos e gorduras vegetais.

O leite e o cálcio na alimentação de pessoas com 50+ 2,4

O leite de vaca é um dos alimentos mais consumidos por pessoas com mais de 50 anos de idade devido à presença do cálcio com alta absorção. A redução ou exclusão total do leite de vaca da dieta pode acarretar prejuízo nutricional de cálcio, fósforo e vitaminas e, consequentemente, estar associada à diminuição da densidade mineral óssea e até fraturas. Nesse tipo de caso, é importante escolher bem os alimentos substitutos ou complementos alimentares, garantindo a quantidade de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, nutrientes indispensáveis para quem tem 50 anos ou mais.

O complemento nutricional Nutren Senior Zero Lactose foi desenvolvido especialmente para pessoas acima de 50 anos de idade.

grafico-nutren-zero-lactose

Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*NUTREN Senior oferece essa porcentagem da necessidade diária dos nutrientes para um adulto.
** Considerando porção diária de 55g de NUTREN Senior ZERO LACTOSE.

Bibliografia

  1. 1. Costanzoa M, Canania R. Intolerância à Lactose: confusões comuns. Ann Nutr Metab. 2018;73(suppl 4):30-37
  2. Mattar R, Mazo DFC. Intolerância à Lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras. 2010;56(2):230-236.
  3. Usai-Satta P, Scarpa M, Oppia F, Cabras F. Lactose malabsorption and intolerance: what should be the best clinical management? World J Gastrointest Pharmacol Ther. 2012;3(3):29-33.
  4. Di Stefano M, et al. Lactose malabsorption and intolerance and peak bone mass. Gastroenterology. 2002;122:1793-9

Gostou das dicas? Descubra outros artigos de Celltrient. Para acessar, clique aqui.

Veja também

Como se manter ativo após os 50?

saiba mais

Como se manter ativo após os 50?

saiba mais

Como se manter ativo após os 50?

saiba mais